AÇÕES SOCIAIS
POLÍTICAS QUE PROJETAM UM FUTURO MELHOR
Com 70 anos de atuação e compromisso com um futuro mais sustentável, a Serveng fundamenta suas ações na promoção e no desenvolvimento de uma cultura socioambiental em três pilares principais de sustentabilidade: Social, Ambiental e Econômico.
Esses princípios fazem parte da essência da empresa e estão diretamente alinhados com o compromisso de construir um amanhã melhor. Por isso, todos os projetos de desenvolvimento das comunidades, da educação, da saúde e do bem-estar, bem como o futuro das próximas gerações, são conduzidos com políticas que respeitam os limites preservados pelo Meio Ambiente.
AÇÕES SOCIAIS DA SERVENG
Voltado para o desenvolvimento esportivo e para a inclusão social, o evento reúne as diversas casas que compõem o projeto social Casa Beija Flor para um campeonato, em que todos têm a oportunidade de se destacar, de torneios de futebol a videogame.
Para garantir que todos tenham acesso a itens essenciais durante o inverno, o Serramar Shopping disponibiliza pontos de coleta para arrecadação de roupas, sapatos e cobertores, os quais são destinados à Casa Beija Flor.
Em parceria com a ONG Alam Vira Lata, o shopping arrecadou roupas, rações, cobertores e camas para cachorros e gatos, apoiando um projeto dedicado a cuidar e a encontrar novos lares para animais abandonados.
O uso de secadores de mão em vez de papel em todos os banheiros do shopping tem um impacto significativo na preservação da natureza. Estima-se que essa medida evita o corte de 93 árvores, reduz a geração de aproximadamente 4 toneladas de lixo e diminui a emissão de 54 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Em 13 anos de Serramar Shopping, já ajudamos a preservar mais de 1200 árvores.
O Serramar Shopping foi reconhecido com o Certificado de Energia Renovável de 2023 por evitar a emissão de 189,96 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de aproximadamente 10 mil árvores, à retirada de 40 carros das ruas por um ano e à economia de energia suficiente para abastecer 200 residências no mesmo período.
Em parceria com o Grupo Ativa da Zona Norte da cidade de São Paulo, a Serveng visa colaborar para a melhoria das instalações e a manutenção das salas de aulas do projeto Casa Amarela, um espaço de atividades artísticas e culturais direcionadas à comunidade local. A nova estruturação promoverá ambientes com isolamento térmico e acústico adequado em 16 containers modulares que podem ser removidos e reinstalados quando necessário.
A Serveng viabilizou a 10ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso (RN), em parceria com a Heco Produções e o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), que contou com uma programação diversificada com a apresentação de mais de 20 produções nacionais de vários estados, salas de cinema de alta tecnologia, qualidade e infraestrutura, cursos de capacitação e ações educativas, sustentáveis e culturais. Com isso, a Serveng reafirma o seu compromisso com a economia criativa e cultural do país.
A associação de moradores da praia do Marco do Descobrimento (RN) realiza diversos eventos regionais e festividades, a fim de promover a cultura e a diversidade da região. Nesse contexto, a Serveng atua como parceira e incentivadora das ações oferecendo apoio à associação e promovendo a doação de materiais para uma melhor implementação estrutural das atividades locais, além de agir em prol da preservação e da revitalização da capela do Marco do Descobrimento.
O Ecofossas corresponde a um sistema ecológico de tratamento de esgoto que devolve para o meio ambiente a água a ser reutilizada na irrigação das plantações por meio de valas de infiltração, sem poluir os lençóis freáticos e perfazendo o seu ciclo natural. A implantação desse projeto socioambiental foi realizada em parceria com a consultoria Marrikah Soluções Sociais, que atua com uma equipe especializada em Gestão Social, desde 2009. O Ecofossas faz parte do sistema de saneamento rural denominado BIOeficiente, sendo contemplado pelo Complexo Eólico União dos Ventos e com alcance de 517 famílias situadas em comunidades diversas do Rio Grande do Norte.
Ação de visitação para membros da comunidade, grupos de idosos e alunos de escolas públicas e privadas. A atividade inclui o compartilhamento de conhecimento, com uma visita ao Centro de Operações e a observação das torres eólicas de perto.
Com o intuito de fomentar discussões sobre a fauna do território do Complexo Eólico dos Ventos e sua preservação, as oficinas são realizadas em escolas, onde são exibidos filmes, promovidos debates e realizadas atividades de pintura em cartilhas relacionadas aos temas abordados.